quarta-feira, 1 de outubro de 2003

Variantes da palavra pe'/i/do'filo.

As variantes da palavra pedo'filo sao tres. Pidofilo. pe'dofilo e Pedo'filo. Pessoalmente, eu utilizo a variante pedo'filo. Sempre chamei assim, e acho que sempre vou chamar. Pe'dofilo, e' o Professor Marcelo-Style. Pido'filo e' o manifestante-style. Destas tres, penso que apenas pedo'filo e pe'dofilo estÃo correctas. Se formos a ver, ambas se escrevem da mesma maneira, a unica diferenca e' o acento. Logo, neste conjunto de palavras o intruso e' o I (estou a repetir a prima'ria, nao liguem).
NÃo sei qual a origem da variante pe'dofilo ou pedo'filo (nÃo percebo nada de linguas, ao contra'rio do Sr.Pipi ou como a Charlotte), mas certamente, que vem do latim ou do grego. Pedo ou Ped, deve significar qualquer coisa como crianca (SURPRESA!), devido ao facto de haverem os PEDiatras, os PEDOpsiquiatra e por ai­ fora ate' conseguirem parar de inventar profissoes. Filo...filo...cheira-me a grego..OK...segundo o diciona'rio:
-FILO: Sufixo de origem grega, que exprime a ideia de amigo.
Logo, Pedo'filo, quer dizer amigo da crianca! NÃo me cheira...Deve haver outra explicacao...
FILO-: Elemento de formacao de palavras, de origem grega, que exprime a ideia, de amigo, amor, tendencia
Tenho razÃo, vem do grego. Mas atendendo ao diciona'rio, Pedo'filo, quer dizer Amigo da Crianca, visto que a segunda definicao e' um prefixo. (apesar de ter la' manifesta a tendencia).
Amigo da Crianca. Pai natal? Coelhinho da pa'scoa?Fada dos dentes? Sao todos pedo'filos?Amigos das criancas?
Chamem-me ignorante, inculto, mas foi uma surpresa completa para mim, descobrir que a pedofilia, signfica na verdade amor, carinho e amizade!

Sem comentários: